Instituto Jardins da Infância
Apoiamos administrativamente o projeto idealizado por Adriana Lobo que reuniu oficinas de sustentabilidade, arte, educação e cidadania, além de desenvolver novas praças para a população.
O principal objetivo da entidade foi promover de forma saudável a ocupação de espaços públicos por crianças e jovens com segurança. Inspirado na tradição das mães alemãs do século 17, que deixavam os filhos brincando nas praças, o projeto iniciou com mapeamento das áreas públicas do bairro dos Jardins e resultou na fundação do Instituto Jardins.
O projeto ainda desenvolveu outras atividades focadas em sustentabilidade, cidadania e educação. Depois do CASE ambiental do Cond. Pátio Victor Malzoni, o Instituto Jardins da Infância passou a implementar um sistema ecosustentável em empresas e promover oficinas em escolas com temas como compostagem, reciclagem, cultivo de horta, entre outros.
Outro relevante projeto da entidade é o “Jardins da Cidade” … A proposta é oferecer novos espaços públicos para a população da capital paulista. A primeira praça planejada foi em Paraisópolis. O projeto contemplou quadra poliesportiva, biblioteca e área para a realização de oficinas lúdicas.
Paralelamente, o Instituto ainda realizava visitas técnicas educativas de gastronomia no Eataly, tradicional empório da capital paulista, ensinando todo o processo de preparo de uma tradicional pizza de muçarela para as crianças. Além de cozinhar, os participantes aprendiam sobre a influência italiana em São Paulo e, em muitas vezes, na sua própria ancestralidade.
A mais recente iniciativa do IJI foi voltada aos patrimônios históricos da cidade com proposta de ensinar alunos de escolas locais, públicas e privadas, sobre educação patrimonial e a história do bairro e da cidade. Essas ações promoveram participações na JORNADA DO PATRIMÔNIO 2018/2019 (Parceria com Inst. Casa Bandeirista).